O Feminismo e a nova campanha da Quem Disse Berenice
Tava de boas na internet até que me deparei com o vídeo da nova campanha da marca de beleza Quem Disse, Berenice? e confesso que adorei a ideia da propaganda. Mais do que um simples comercialzinho divulgando maquiagem, o vídeo quebra preconceitos e tabus sobre coisas simples que as pessoas dizem que a mulher pode ou não fazer. É algo sutil, mas que leva a uma reflexão bacana e leve sobre algo muito importante: feminismo. (Clique em Ler Mais para ver o post todo)
O vídeo (acima) começa num lugar com paredes escuras e a frase “A vida das mulheres tem ‘não’ demais”. Aí aparecem várias mulheres “riscando” com batons os nãos de frases como “Batom vermelho não é pra mim”, “Cabelo curtinho não é pra mim”, “Ser chefe não é pra mim”, “Minissaia não é pra mim” e até mesmo uma velhinha super fofa riscando “Maquiagem não é pra mim”. Tradução: quebra de tabus. Um estímulo para todas as meninas e mulheres a não cederem aos padrões, por mais bobos que possam parecer. A ideia do vídeo da marca pode até ser apenas vender mais e mais maquiagens, mas ela acabou tocando um tema superimportante de um jeito suave e bem descontraído, o que foi muito legal. Acho que outras marcas deveriam seguir esse exemplo. Propaganda é algo que influencia muito as pessoas, difunde ideias e comportamentos, então é muito importante que as foquem em, além de vender produtos, espalhar valores e explorar temas que merecem uma atenção importante, especialmente nos dias de hoje, como o feminismo.
Campanhas de cerveja geralmente trazem um machismo escancarado, uma visão totalmente coisificada da mulher brasileira. E o pior: fazem o maior sucesso e até mesmo algumas MULHERES nem se importam com isso. O maior público alvo dessas marcas são os homens e todo mundo sabe que botar uma mulher semi nua servindo latinhas prende a atenção deles, mas vamos apelar menos né? Não sei vocês, mas acho essas propagandas de cerveja tão bobas e que não acrescentam nada a ninguém. Por que não fala sobre os efeitos da bebida? Por que não fala sobre os acidentes que podem ser causados caso aquele consumidor babaca decida dirigir após beber? ´
Mas tem um comercial de bebida (da marca Budweiser) que acho bem legal e que além de ter um tom feminista, passa uma mensagem de motivação interessante. É aquele com a lutadora Ronda Rousey, que mostra a força, a dedicação e a determinação de um atleta em busca de superar seus limites e vencer. Podia ser um homem no lugar de Ronda. Mas não é. E é exatamente aí que mora o impacto da propaganda.
Também já vi outras propagandas com um tom feminista bem legal e suaves, tipo essa da Always. Ela é tão bacana que paralisou a audiência do SuperBowl 2015 e arrastou vários leões em Cannes. Com uma simplicidade contundente, a Always mostra que agir “como uma menina” já pode deixar de ser um insulto.
O que você acha disso? Me conta nos comentários sua opinião?
Posts novos demorando? Expliquei tudo aqui, na Fanpage do blog.



36 comentários
Eu já tinha visto o da Budweiser e gostei da propaganda.. O do Quem disse Berenice ainda não tinha assistido e adorei .. muito perfeito <3
ResponderExcluiradorei o video da "Quem Disse, Berenice?" pois acho mesmo certa a mensagem que manda.
ResponderExcluirO ultimo tinha visto, mas nao o da cerveja (confeso, amo cervejas)
Gostei muito do post, é muito importante nao esquecer o valor que temos, e muito mais importante é que ninguem trate de dizer o contrario
beijinhos
eu amei o comercial inclusive da marca quem disse berenice, quem disse que a gente não pode, e esse de cerveja foi o comercial mais genial e legal que vi, entre outros que são relacionados a cerveja, amei o post beijos http://www.blogdaxavier.com.br/
ResponderExcluirMeu Deus, Marília, muito obrigada por me mostrar esse último vídeo. É uma das melhores propagandas que eu já assisti, a ponto de emocionar. Excelente post!
ResponderExcluirultracrepidante.blogspot.com
Eu já tinha visto a da Always e a da Budweiser, essa da QDB foi novidade pra mim.
ResponderExcluirEu amo quando vejo comerciais empoderadores assim, é igual você mesma disse já temos muitas propagandas machistas então é super importante trazer publicidade que quebre esses tabus. O pior é que nem são só as propagandas de cerveja que mostram discurso machista, muitas propagandas de carro também fazem isso.
Que venham mais comerciais feministas pela frente <3
Beijos
Infinita Feminice
eu não tinha visto a da QDB e nem a da Bud, amei, são de motivação.
ResponderExcluirbeijoss ;*
arisecondo.blogspot.com.br
Ainda não tinha visto o da QDB e me surpreendeu, amei!
ResponderExcluirTomará que incentivem outros comerciais né?
Beijo
Dicas para Todas
Adoro esse tipo de tipo de comercial, principalmente esse da Always, é demais ^^
ResponderExcluirE é muito legal que empresas estejam aderindo essa causa tão importante, gostaria de ver isso em uma propaganda de cerveja, seria épico. Na realidade, até já vi, na propaganda da Bohemia, foi de leve mas já é uma enorme revolução comparada com as outras, deu vontade de aplaudir de pé, hahah :)
Beijão!
Sorriso Espontâneo
AMO os três comerciais, não sei se você sabe, eu sou publicitária, e estou sempre pesquisando comerciais impactantes e bacanas.. Também acho bobo comerciais de cerveja, eles menosprezam a mulher, mostram que mulher é só "um corpo" e pronto, acabou. Tirando essa da Bud, que é maravilhosa, e umas outras propagandas gringas que eu já vi e uma da Bohemia que não deu audiência no Brasil (o pessoal se estragou demais com as propagandas de cervejas habituais, digo, alguns consumidores, eles gostam das propagandas com tamanha apelação), aqui o conar acaba vetando muita ideia interessante e propagandas que seriam criativas acabam sendo vetadas, enquanto as normais e batidas são liberadas... Isso acaba degradando alguns comerciais e eles se tornam apenas vendas, ao invés de uma mensagem interessante, como essas três campanhas maravilhosas que você publicou.. Precisamos de mais comerciais assim no Brasil.. Está muito escasso. Adorei o post! Beijokas :)
ResponderExcluiradoro este tipo de publicidade, estão maravilhosos todos eles!! obrigada por partilhar, amei o post :D beijos
ResponderExcluirEu adoro publicidades assim, e amei o vídeo da QDB! Bjs
ResponderExcluirhttp://www.mayaravieira.com.br/
eu acho dimais esse tipo de publicidade que leva um pouco do feminismo , pra quem as mulheres acreditem que elas podem sim quebrar tabus e ser feliz da forma que é . essa da quem disse berenice levou isso porém de uma forma leve e descontraída
ResponderExcluirbeijos
www.loucaapaixonada.com/
Que máximo!!! Amei os videos, ainda não tinha visto nenhum, e quase me emocionei com o último, o feminismo é muito falado ultimamente mas eu acho que não é um assunto que se estuda em escola ainda com crianças pequenas, e acho que deveria.. :)
ResponderExcluirhttp://corujasemasas.blogspot.com.br/
Beijos! <3
A campanha da Always eu já tinha visto e gostei bastante dela, as outras duas eu não conhecia mas gostei tanto quando a do Always.
ResponderExcluirhttp://janeladememorias.blogspot.com.br/
Eu já tinha visto o da Quem Disse Berenice e o da Always, Eu amei os 3 e achei bem legal esse tipo de comercial. Amei a ideia do post!
ResponderExcluirhttp://www.lenouveaugrunge.com/
Eu ja tinha vistos todos esses. Amo esse tipo de publicidade, simplesmente amo!
ResponderExcluirBeeijos
http://apequenaka.blogspot.com.br/
Eu amei a nova campanha da qdb e amo a maioria deles! Já vi esses outros vídeos e adorei também, sou feminista desde sempre (apesar de ter descoberto a palavra há três anos) e simplesmente não me vejo não defendendo mulheres e afins! Arrasou no post.
ResponderExcluirwww.vestindoideias.com
Amei o post! O único vídeo que ainda não tinha visto daqui é o próprio da Quem disse, Berenice (confesso q não curto mt as makes deles, mas o comercial foi maravilhoso rs)
ResponderExcluirBem, quanto ao lance da propaganda de cerveja, é um negocio q ta ai a anos, todo mundo sabe, um monte de gente não concorda, falta quebrar mesmo. Ronda Maravilhosa <3
A propagando da Always eu ja tinha visto e simplesmente amei, já vi varias vezes. A repercussão da propaganda da Quem Disse Berenice eu vi pelo instagram, mas não tinhas entendido, agora tudo faz sentido, achei ótima a propaganda, E Concordo que aquelas propagando de cerveja são ridiculas, só minimizam, ainda mais, as mulheres em relação aos homens.
ResponderExcluirBeijoss
www.diariosmolhadoss.blogspot.com
Oi Mah!
ResponderExcluirEu acho essas campanhas tão legais...esse vídeo #TipoMenina merece ser visto por todos.
Muitas vezes temos o machismo em nosso dia a dia sem perceber.
He For She sempre.
Beijos e ótimo post.
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi Marília!
ResponderExcluirO feminismo está em alta mesmo, muito bom saber que estão investindo em publicidade também. Adorei conferir as propagandas. :)
beijos ♥
nuclear--story.blogspot.com
Ai, eu ando muito feliz que a sociedade tem tomado uma certa consciência do quanto o feminismo é benéfico pra todos :)
ResponderExcluirAinda tem muita coisa a se arrumar, como por exemplo, comercial de bebidas alcoólicas e tudo mais, mas enfim, tá muito bacana essa nova onda e eu espero muito que o mundo possa colher os bons frutos disso.
E poxa, MUITO legal o vídeo da marca Quem Disse Berenice? ! Muito legal mesmo. Eu cheguei a ver algo sobre uma promoção no facebook, mas nem cheguei a conferir direito pq eu não ia poder participar de qualquer forma hahah
beijos
Eu não havia visto nenhuma das três e achei interessante para reflexão.
ResponderExcluirEu não entendo até hoje o porquê de tanta diferença neste sentido. Sabe?
Na verdade eu acho que não precisaria de tudo isso. Era para ser natural o respeito pelos sexos, igualmente!
BjO
Www.brechodanylins.com.br
Muito legal esses comerciais! Adorei, acho que deveria ter muito mais comerciais assim na tv, com um tom de feminismo para que as pessoas parem e pensem um pouco.
ResponderExcluirAliás, tem um comercial sobre beber alcoolizado que foi lançado não sei se nos EUA ou no Canadá com a música e trechos do clipe de Untitled do Simple Plan. Lembro que na época fez bastante sucesso e ofi bem comentado, pelo menos entre os fãs.
http://heyimwiththeband.blogspot.com/
r: Sim, para eso é que eu vim cá, para pra entrenar o meu inglés. Eu achei que o acento británico ia ser muito dificil de percibir, mas ainda consigo me comunicar quase sem problema algum.
ResponderExcluirO domingo já é que estive en Londres (sim, demorei muito em ir, eu sei)
Pois quando termines os teus estudos tens que olhar o de vir de Au Pair, acho qué é uma muito boa opçao... tens habitaçao e comida de borla, e tambem dao dinheiro tudas as semanas. Alem de isso, nao só pelo dinheiro, tambem é bom pois moras com uma familia de cá com a que sempre vas falar inglés.
Um beijinho linda
Achei a propaganda da Always e da Quem Disse, Berenice? bem interessantes, além de marcar um posicionamento essencial para a melhora da nossa sociedade. Se está quebrando paradigmas, vale a pena conferir.
ResponderExcluirAdorei a postagem.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.
Eu amo a marca Quem disse, Berenice?
ResponderExcluirAgora então, comerciais assim me conquistam <3
http://utopiasdegarotaa.blogspot.com.br/
beijos
Oi Marília, tudo bem contigo ???
ResponderExcluirAntes de mais nada, gostaria de te parabenizar pela postagem !!! Parabéns flor, simplesmente amei ver esse texto e todas essas propagandas maravilhosas aqui no seu blog !!!
Confesso que, apesar de apoiar o feminismo como um todo, eu acredito que hoje, talvez por causa da falta de informação e conhecimento sobre o próprio movimento, uma parte da essência do que realmente é o feminismo, acabou se perdendo. Já vi muita gente, mulheres inclusive, utilizando o movimento de forma errada e totalmente fora de nexo, acredito que o feminismo é extremamente importante, mas precisa ser conhecido.
É por isso que eu curti tanto, em especial, a propaganda da Always. Ela destaca e tenta demonstrar de forma bem interessante, alguns conceitos e lutas muito importantes do feminismo. Essa propaganda é genial. Me emocionei na primeira vez que assisti.
Enfim ... Parabéns pela postagem, e parabéns por trazer o feminismo e essa discussão tão interessante para os seus leitores !!!
Beijinhos
Hear the Bells
Já tinha visto a da Always, mas achei as outras igualmente geniais. O que mais em irrita de verdade são as propagandas de cerveja (não esta bela exceção que você citou) que tem a bunda da mulher quase esfregada na tela e as pessoas acham "normal".
ResponderExcluirAmei seu post!!
Blog Entretanto
Desculpa pelo comentário Ctrl + C e Ctrl + C, apenas passando aqui para agradecer a visita feita ao meu blog e avisar de que a partir de agora ele está em hiatus.
ResponderExcluirAguardandoocamaleao.blogspot.com
Nossa tenho a mesma opinião sobre o comercial da Quem Disse Berenice, muito sutil e bacana. O da Budweiser não tive essa impressão, acho que foi mais pelo momento de fama da Ronda, já esse da Always muito bom, premiado merecidamente!
ResponderExcluirwww.tatamendes.com
gostei bastante da propaganda. E eu estou gostando cada vez mais o feminismo tendo apoio de muitas marcas, viva o feminismo I'm feminist com muito orgulho o/
ResponderExcluir† Inocentemente Ingênua †† Inocentemente Ingênua †
A cada dia fico mais apaixonada pela Quem Disse Berenice! Adoro essas propagandas que causam uma reflexão.
ResponderExcluirBeijos.
http://imperfeitaas.blogspot.com.br/
Eu estou ligada na "Quem Disse, Berenice?" desde que ela foi criada e sinceramente ela só tem me impressionado cada vez mais, não só pela visão e criatividade, mas também pela qualidade dos produtos que está top!
ResponderExcluirAgora sobre "seguir o exemplo", na verdade várias marcas de cosméticos felizmente já apostaram na quebra de tabus, lembro que quando estava na sétima série e distúrbios alimentares eram um dos assuntos mais discutidos do momento, a dove tinha campanhas lindas que foram muito comentadas nas nossas discussões da escola como a "True Colors" e "Evolution", mais recentemente a dove fez outras campanhas pela "real beleza" que cairam na boca do povo como "Retratos Falado" e "Escolha Bonita". Apesar delas não serem focados no feminismo x machismo como a da "Quem Disse, Berenice?", eu acho que ensinar as mulheres a se aceitarem como elas são faz parte do feminismo, é importante ensinar as mulheres a gostarem de si como elas são para que elas aprendam a ouvir menos o que os outros querem que elas sejam e os "assim você não vai conseguir se casar" da vida.
Infelizmente não são só as cervejas que usam e abusam da objetificação da mulher, isso vai desde as marcas de roupas até as de carro, o machismo está em todo lugar.
O engraçado é que até mesmo marcas que já acertaram bastante em suas campanhas como a Always, também já tiveram campanhas machistas como a "vazado" que sugeria que as mulheres não tirassem fotos nuas se não quisessem que elas vazasse no maior estilo "usou roupa curta = pediu para ser estuprada".
Mas eu me sinto menos temerosa sobre esse mundo tão desfavorável para as mulheres quando encontro gente que assim como você apoia o feminismo e luta pelos nossos direitos! Pfvr, nunca deixe o mimimi machista lhe afetar!
Beijos e até mais :*
http://thesecretshoot.blogspot.com/
Incrível a da Quem disse, eu ainda não conhecia essa. É lindo que eles desde o começo sempre pregaram essa quebra de tabus na maquiagem e fico muito feliz de ver que estão trabalhando também nos demais sentidos da vida das mulheres <3
ResponderExcluirRed Behavior
Eu amei todos os videos, principalmente o segundo e o terceiro. Temos que parar de nos limitar, ser quem queremos e não o que esperam. Apoio o movimento!
ResponderExcluirhttp://o-hyeah.blogspot.com.br/
Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!