Arte contemporânea pela perspectiva periférica

by - 20:04


O artista plástico Samuel D’Saboia, um jovem de 21 anos da periferia do Recife, busca através de sua arte redefinir a representação do negro na mídia, que até hoje é carregada de estigmas como a escravidão, violência e sexualização. Atualmente suas obras já foram expostas em diversas galerias pelo Brasil e pelo mundo.

Essa visibilidade ocorreu de forma lenta. Samuel produz desde os 14 anos, mas não tinha condições de sair do seu bairro Totó para frequentar os locais elitizados da capital, onde geralmente ocorre as manifestações artísticas. Foi através da internet, em uma página no facebook, que o jovem conseguiu atrair olhares para suas obras contemporâneas. A partir disso ele investiu no meio digital e se tornou reconhecido internacionalmente, mesmo que muito dos seus conterrâneos não conheçam seu trabalho.

A internet para Samuel e para tantos outros artistas é uma maneira de divulgação independente, uma forma de reparar a invisibilidade gerada pela mídia tradicional, que através dos critérios de noticiabilidade segue excluindo artistas periféricos, que acabam ficando na margem tanto da sociedade quanto da mídia por não se enquadram em determinados padrões. Assim, Samuel encontra uma forma de devorar influências artísticas e digerir, criando a sua própria arte, o que é uma maneira de resistir e reivindicar o seu lugar na sociedade.

You May Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!