Elas vão expor: Namorados que dão opiniões machistas sobre roupa

Olha o quadro novo do blog! "Elas vão expor" vai reunir opiniões e depoimentos de algumas garotas sobre diversos temas interessantes. O tema de hoje é: o que você pensa dos namorados / ficantes que dão opiniões machistas em relação a roupa das namoradas / ficantes? Pensei nesse tema depois de acompanhar a polêmica sobre o desafio do vestido de Aline Riscado. O debate vai muito além do vestido ser feio ou bonito, estranho ou normal. O que chamou a atenção foram as respostas horríveis (algumas até abusivas e violentas!) dada pela maioria dos homens. É baseado nisso que vamos refletir.

Provavelmente você deve ter lido algo sobre o desafio do vestido na timeline do seu facebook ou no twitter. O desafio, de forma mais resumida, consiste em mandar a foto do vestido que Aline Riscado está usando para o namorado/marido com a pergunta ‘Amor, vou comprar um vestido assim. O que você acha?’ e publicar a resposta dele. Para quem tá boiando ou quer entender melhor essa história, recomendo que leia algum desses links (aqui ou aqui) que explicam toda a polêmica.

E agora, vamos às opiniões das garotas!

Gabriella Ambrósio:
“Foram muitas as reações que eu tive ao ver aquelas conversas entre namorados que foram divulgadas. Fiquei indignadíssima, claro, mas também lembrei que tenho amigas que não vão para festas sem o namorado ou pedem autorização para postar uma foto de corpo inteiro no Instagram. Essa desconfiança não é saudável em relação nenhum e essa dependência, submissão é o que alimenta essa nossa sociedade machista. Voltando aos prints, o que me assustou muito foram as ofensas ou ameaças que os namorados faziam caso elas comprassem o vestido: "vou dar um soco na sua cara", disse um deles e ela respondeu com risadas! (!!!!) Não consigo enxergar a violência contra a mulher como piada, então isso mexeu muito comigo. Nunca aconteceu nada do tipo comigo, mas acredito que a roupa que você veste só interessa a você! Se você se sente bem, então use! Se o cara diz que vai terminar com você se você usar a roupa, azar o dele e sorte a sua por ter se livrado de um escroto desses.”

Natália Ribeiro:
“Essencialmente falamos sobre relacionamento abusivo no caso, pois trata-se de um homem impondo um certo poder sobre uma mulher usar o que ele quiser dentro de um relacionamento. Essas situações são mais comuns como imaginamos, nem percebemos, acontece com toda mulher em todo relacionamento. Como mulher e feminista, essas situações devem acabar. O machismo é algo estrutural, está enraizado nas nossas ações e nos nossos discursos. Devemos ter um olhar mais atento diante disso e haver desconstrução. Alertar nossas amigas sobre esses assuntos e, principalmente, nossos amigos homens machistas que não tem noção do que estão produzindo. Todas as mulheres devem usar o que quiserem independente de namorados (pois estamos tratando de um relacionamento hétero) e em momento nenhum a mulher deve ser culpabilizada diante de um assédio ou caso de estupro por causa de roupa. Já passei por situações com familiares em relação ao que vestir, eu odeio usar sutiã e quando não estou afim eu não uso independente da roupa fina/clara etc. Daí com meus familiares eu consegui dizer algo sobre isso, a mulher não tem que deixar ou tem que usar algo por medo de sair na rua. Por fim, machismo não passará! Pelo fim de relacionamento abusivos.”

Fátima França:
“É bem chato quando aparece alguém dando pitaco no que a gente quer usar, principalmente quando é um namorado/rolo. Muitos deles mal acabam de te ver (dão aquela pausa para a ‘clássica’ olhada de cima a baixo com cara de indignação) e já vão atirando suas pedras: “está curto demais”, “transparente demais”, “colorido demais”. Corta sua vibe na hora! Não acho errado eles falarem algo (de forma educada) se não gostaram de algo. Isso só vira problema quando o boy se refere a você querendo ser o ‘macho alfa’, ditando o que você deve ou não vestir. As roupas são um meio de expressão e quando você deixa alguém interferir nisso é quase o mesmo que interferir no seu jeito de se expressar (e não é isso que queremos, não é mesmo?). Ele tem o direito de não gostar da sua roupa, mas não tem o direito de lhe impor nada. O corpo é seu, a roupa é sua e a escolha é com toda certeza sua.”

Isadora Ladislau:
“Minha prioridade sempre foi me sentir bem com o que visto e nunca agradar ninguém que não fosse eu, mas confesso que quando comecei a namorar descobri o que meu namorado mais gostava que eu usasse e quando eu queria fazer uma surpresa, fazer algo juntos, usava o que sabia ser de sua preferência. Faço isso tendo como prioridade, principalmente, eu me sentir bem. Se isso não acontecer, está descartada a ideia de eu usar algo, ele gostando ou não. Esse é meu caso particular. Acredito que devemos vestir, falar, comer, ter relacionamentos, tudo isso da forma que preferimos e que nos faça extremamente bem. É quase uma obrigação, pois se não ocorre dessa maneira, não deve existir. A vida é somente uma e nascemos pra nos encontrar e nos amar, não podemos deixar que qualquer coisa ou qualquer um tente determinar o que deve ser escolhido por nós, mesmo amando quem tentar nos impor isso.”

Thalícia Andressa:
“É o seguinte: ninguém deveria ficar cagando regra sobre o modo como alguém se veste ou se comporta. Todo mundo deveria ser livre pra se comportar do jeito que quiser. Afinal, quem somos nós pra dizer o que é certo e o que é errado? Namorados\ficantes, entendam que as mulheres não se vestem pra agradar vocês ou o resto da sociedade, mas a si mesmas. Então se você não gostou de determinada roupa porque achou feia, vulgar ou o que seja, expresse sua opinião de modo educado, mas entenda que quem tem que se sentir bem com a roupa é quem tá vestindo. E pra as mulheres que são mais inseguras sobre a opinião alheia: homens, não ajudem a aumentar essa insegurança nem se aproveitem dela, tornando o relacionamento abusivo. Encoraje e empodere a mulher a ser livre pra vestir o que ela se sente bem, independente da opinião de terceiros. Nada melhor do que pessoas fazendo o que querem fazer dentro de uma sociedade que limita tanto as pessoas com estereótipos.”

Qual sua opinião sobre o assunto? Gostou do quadro? Quer sugerir um tema? Me conta nos comentários!

You May Also Like

16 comentários

  1. gostei muito do tema bom eu achei o vestido dela vulgar uma mulher não precisa usar algo assim, pelo menos é meu ponto de vista mas se ela usa e se sente bem ok isso vale agora um ficante ou namorado olhar pra mim e dizer '' voce não pode usar isso e tal '' meu filho vai pasta haha cada mulher usa o que achar melhor não mude a roupa mude o namorado ! haha seja feliz com qualquer coisa.

    eu mesma me sinto uma diva com uma texana no pé, se ele não gosta paciencia vai atrás de outra
    beijos




    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu concordo com tudo o que diz o comentário aí de cima.
    Eu também achei esse vestido super vulgar e de bonito não tem nada, uma mulher não precisa disso. Mas também o homem proibir de usar é demais, se ela se gosta assim beleza, problema dela né?
    Ah, te indiquei pra uma tag. Veja lá *-*

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo o que disse e li diversos comentários no facebook de homens, namorados e etc perante a foto. Até teve o comentário de um pai falando para a filha trocar de namorado e não de vestido.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu não sabia disso! É ótimo pra testaar o namorado, acho muito feio comentários machistaas! A pessoa não é o que veste, vai além disso. Achei vulgar esse vestido n usaria, mas não necessitava dizer q ia espancar a menina né?

    derepentemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. QUE POST MAIS MARAVILHOSO!!! Parabéns, viu?
    Fiquei bem de cara com esses prints. Não entra na minha cabeça o fato de homens serem tão abusivos assim com as suas namoradas, querendo saber onde, quando e com quem elas estão, e dizendo como ela deve ou não se vestir. Mas infelizmente isso acontece com mais frequência do que imaginamos. Graças a Deus meu namorado não liga e respeita muito os meus gostos. Eu concordo com todos esses comentários! Acredito que ninguém deve deixar de fazer e usar o que gosta por causa de outra pessoa (ou da sociedade), não. Por mais liberdade à nós, mulheres!

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  6. Eu acopnahei em algumas páginas, é coisa do tipo: A namorada/mulher dos outros podem, a minha não!

    A gente percebe o machismo presente na fala, e alem de tudo, não era só comentários do tipo "Não gostei, é vulgar" muitos homens faziam ameaças físicas as mulheres, isso é o reflexo de uma sociedade patriarcal, controlada pela doxa masculina.


    https://blogincensurado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tema muito bem abordado, é como aquele velho tema do batom vermelho, acho que a garota tem que saber se impor. O namorado paga as contas dela? Namorado é namorado, não é pai, muito menos marido. Então se ela se sente bem usando o que gosta, não é namorado ou outro que deve tirar satisfações. Continua assim, na próxima já quero participar!

    Beijos,
    www.coisasdepriscila.com l Fan Page l Instagram

    ResponderExcluir
  8. é um assunto polêmico que vira e mexe dá intriga com a diversidade de opiniões né?
    Eu gostei da opinião da Natália é bem isso que eu penso :)
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  9. Amei o quadroooo! Já quero mais edições dele!
    Esse é um assunto muito polêmico, e infelizmente muitas meninas ainda estão nessa bolha de insegurança.
    Particularmente não gostei do vestido, achei vulgar. Mas eu achei vulgar para eu usar.
    Nunca limitei ninguém a usar uma roupa que eu não gostasse, pelo contrário, pergunto: você está se sentindo bem? está confortável? se sim, siga em frente.
    O que importa é que a pessoa que veste a roupa está bem. E a sociedade precisa se acostumar que a opinião alheia é alheia a ponto de não ser necessária.
    Beeeijos,

    http://www.utopiananuvem.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse é um dos principais pontos que eu reparo quando estou ficando com alguém, normalmente os caras são contra a maioria das coisas que eu apoio, principalmente pelo fato de não levarem a sério sua escolarização e só pensarem em trabalhar pra ganhar dinheiro. Claramente esse tipo de cara eu acabo descartando com o tempo, ou ja ficando tão cheia dele no primeiro comentário idiota que ele faz que acabo abrindo mão dele. Acho que o ápice da minha vida foi ficar com um cara que tinha opiniões super diferentes das minhas, mas que as respeitava, cada um ficava no seu lugar.
    V muuuitos prints e confesso que esperava um número grande de cara falando pra menina o que ela deveria ou não usar, mas me surpreendi com a quantidade de caras que mesmo não gostando apoiaram e as vezes até incentivaram, ainda há bem no fundo da nossa sociedade caras de mente boa, que sabem seu lugar nos relacionamentos e etc...
    Gostei muito do post, super legal debater isso!

    http://umagarotanadaencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu vi essa "brincadeira" no Facebook, onde as namoradas mandavam esta foto para o namorado falando que iriam usar um igual kk. Pelos comentários vi que muitos namorados foram legais (na verdade achei que a maioria mesmo nao gostando ficou de boas com a namorada) e outros bem agressivos e machistas.
    Modo que EU penso: Quando vc decidi namorar com alguém esta decidindo dividir sua vida com outra pessoa. Quando namoramos alguém é pq gostamos da pessoa e aceitamos o modo dela de ser (mesmo não gostando de tudo a gente aceita, e até tenta melhorar algumas coisas da pessoa para que se encaixe melhor com o nosso modo de pensar). O namorado tem todo direito de não achar legal, de não querer que ela use essa roupa.
    Eu não me sentiria bem se eu fosse homem e minha namorada saísse de tal jeito(pq simplesmente os babacas que não sabem respeitar iam ficar olhando com olhares maliciosos ou até quererem mexer com ela). Mas, eu não iria proibir ela de usar. Pelo simples fato de que não tenho direito algum sobre a vida de ninguém, eu não tenho direito de mandar nela (até pq ia ser namorado dela e não dono da vida e das vontades). Eu iria expor que não gostaria da ideia, mas, que se ela quisesse usar tudo bem, ela é quem decide o corpo é dela. Usa se quiser, eu não iria ficar com raiva, ameaçar terminar ou fazer qualquer tipo de "showzinho".
    Escrevi de mais kkkk

    https://ondeeufor.blogspot.com.br/
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Mah,
    Com roupas, nunca sofri por ser mais recatada. Mas o machismo precisa ser discutido abertamente.
    Há muitas vítimas que se apagam perante a uma sociedade que vê o feminismo como algo superioridade e não igualdade.
    Beijos
    ttps://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Mari, se eu te contar que acabei de mostrar pro meu namorado falando que ia comprar um vestido desse e ele me apoiou, cê acredita? Graças ao bom Deus meu namorado não é machista. Namorar não significa se privar, sabe? Jamais namoraria alguém que regule o que eu visto ou deixo de vestir. Esse tipo de namoro nos faz perder a nossa identidade! Quem somos!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  14. Um ótimo teste para saber se deve manter o namorado ou mandar pastar né.
    Gostei desse quadro novo no seu blog!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei o novo quadro??? Esse tipo de discussão é importantíssima! Eu também fiquei horrorizada ao ver algumas respostas, mas esquentou meu coração ver alguns pais e namorados que ficaram ok com a situação. Não é sobre o vestido ser bonito ou feio, vulgar e etc... É sobre a pessoa que vai usar se sentir bem. Gosto é gosto e isso não se discute. Achei muito importante você ter aberto esse espaço para discutir sobre isso, parabéns!!
    Inclusive, saudades daqui haha

    WWW.OBSTRELANDO.COM

    ResponderExcluir
  16. Adorei o quadro!!! Esse tema é bem polemico mesmo eu não tinha visto o caso da Aline precisei clicar nos links que tu indicou , to de férias e alienada do mundo.

    Você pode fazer sobre mulheres que procuram os namorados para o sexo, (eles ainda acham que só eles tem desejo) Sobre passeios em famílias ( não sei porque tenho visão de que eles não gostam, embora o meu não sai daqui) sei lá hahaha

    Parabéns pelo novo quadro, beijos :*

    www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!