5 filmes de época protagonizados por mulheres

5 filmes de época protagonizados por mulheres
Os filmes de época dificilmente decepcionam, afinal, eles reúnem os ingredientes certos para uma produção de sucesso, como cenários e figurinos deslumbrantes. Muitos dos longa-metragens desse gênero são, na verdade, romances de época. Assim, selecionei uma lista de 5 filmes de época protagonizados por mulheres; filmes que vão além das tramas de amores impossíveis já tão conhecidas; filmes que trazem algo a mais, como crescimento pessoal, descobertas, conhecimento histórico,  protagonismo feminino e até humor. Aproveita, pois todos os filmes desta movie list estão disponíveis na Netflix!

Emily Blunt como Rainha Vitória

A Jovem rainha Vitória (2009) • Trailer 
Neste filme, acompanhamos como Vitória (Emily Blunt) teve que lidar desde cedo com a responsabilidade de, um dia, assumir a coroa britânica. Ainda jovem, a moça começa a se impor, mostrando que é mais do que um rostinho bonito, que é uma mulher que entende seu papel e dejesa vivê-lo de forma consciente e autêntica. Para isso, enfrenta pessoas mal-intencionadas no próprio governo britânico e, em casa, a figura possessiva de sua mãe (Miranda Richardson). Enquanto se descobre na figura de rainha, Vitória se encanta por Albert (Rupert Friend), com quem constrói uma relação de cumplicidade.

Sarah Gardon como Princesa Elizabeth

A noite da realeza (2017)  Trailer
Não tão de época quanto os outros, este filme se passa em 8 de maio de 1945, no Dia da Vitória, quando se comemorou a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Na noite deste dia histórico, as princesas Margaret (Bel Powley) e Elizabeth (Sarah Gardon) são autorizadas a sair do Palácio de Buckingham para celebrar em meio aos plebeus, em uma Londres tomada por milhares de pessoas a beber, dançar e comemorar. Elizabeth, futura rainha da Inglaterra, vive momentos de alegria, pavor e descoberta enquanto tenta lidar com os caprichos da irmã mais nova em meio à multidão. Entre as experiências pouco comuns aos membros da Família Real, Lilibeth pôde compreender a visão das pessoaas comuns acerca do país, do governo e da coroa que em breve será dela. Em um tom leve e com pitadas de humor, A noite da realeza se apropria de uma história-base verídica para construir uma trama agradável e despretenciosa.

Anne Hathaway como Jane Austen

Amor e Inocência (2008) • Trailer
O filme foi inspirado na troca de cartas de Jane Austen (Anne Hathaway) com sua irmã, Cassandra (Anna Maxwell Martin). Para a época, 1795, Jane era uma garota diferenciada ainda em seus 20 anos, tendo sido criticada e desacreditada por seu sonho de se tornar escritora. Além disso, negava a ideia de sua mãe para que conseguisse casar com um homem rico, afinal, só pensava em matrimônio se fosse devido a sentimentos verdadeiros, amor, e não por questões financeiras. Isso acaba gerando pequenos conflitos entre as duas, já que a mãe só se preocupa com a visão que a filha, jovem, solteira e escritora, poderia passar para a sociedade. Na trama, a jovem Jane se encanta por Tom Lefroy (James McAvoy) e, acredita-se, muito do que se vê no seu maior clássico, Orgulho & Preconceito, é inspirado na conturbada relação entre os dois. A maior lição do filme, contudo, é que o espírito independente e sonhador de Jane estava muito à frente da época.


Frida (2002) • Trailer
Assim como o anterior, Frida é um filme que sempre indico quando se trata de protagonismo feminino nas telonas. Como o próprio nome diz, a produção biográfica aborda a vida da pintora mexicana Frida Kahlo (Salma Hayek), de sua adolescência à morte, apresentando momentos que ajudaram moldar a personalidade forte. Em destaque, o grave acidente de bonde que ela sofreu aos 18 anos e repercutiu em toda a sua vida, principalmente por a impedir de ter filhos. O filme é intenso como a própria Frida. Entre cenas explosivas e boas atuações, você vai se encantar pela mulher forte de sobrancelhas juntas e roupas coloridas. Apesar de se arrastar um pouco, é um título indispensávael para os amantes de dramas briográficos, filmes de época, Arte e História.


Keira Knightley como Georgiana Spencer
A Duquesa (2008) • Trailer
Também com pitada biográfica, este filme trata da vida de Georgiana Spencer (Keira Knightley), em 1774, que aos 18 anos casou-se com o Duque de Devonshire (Ralph Fiennes). Em uma realidade de objetificação e submissão da mulher, o casamento dos dois se resume a relações que resultem em um herdeiro para o Duque. É evidente que os únicos papéis femininos aceitáveis na época eram o de dona de casa, mãe e, de bônus, esposa traída. Assim, é interessante ver como a protagonista lida com isso, seus questionamentos, seu dia a dia. Georgiana é uma personagem complexa, de personalidade marcante e certo carisma em um filme forte.

É isso! Quais dos filmes vocês assistiram? Quais outros adicionariam à lista? Comentem, quero saber!

You May Also Like

2 comentários

  1. Olá, como vai?
    Nunca assisti nenhum desses filmes, mas tenho bastante interesse, vou buscar assistir assim que possível.

    Beijos!
    sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vou adicionar todos a minha lista porque não assisti a nenhum deles. O.O
    Saber que estão disponíveis no Netflix me deixou muito interessada, xD

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!