Como tirar fotos ‘Flat Lay’ e arrasar no Instagram

Imagem: @coolflatlays

Se você é viciada no Instagram e até mesmo no Pinterest, com certeza já viu as fotos “Flat Lays” na timeline. Sim, são aquela fotos vistas de cima sobre um fundo plano e que são lindas demais. De tanto ver essas composições, sei que, muitas vezes, surge aquela vontade de sair reproduzindo todas. E para sair da vontade, resolvi dar algumas dicas para vocês.

 Fundo


O fundo é um ponto muito importante para se decidir antes de apertar o botão de captura. Escolher fundos que não briguem com os objetos é essencial. Prefira-os com cores lisas e neutras, como branco, cinza ou preto. Geralmente pisos e mesas nesses tons são escolhas mais fáceis, mas se você não tem algo assim em casa, use uma folha branca do tamanho que preferir e não terá erro. Caso queira usar um fundo diferente, teste antes para ver se orna com os outros elementos da foto, para, assim, completar o visual.

Tema


Escolha temas para suas composições. Isso fará com que você harmonize mais facilmente os itens. Escolha uma ideia específica, como moda, beleza, comida ou papelaria e a partir de então organize a foto. Você também pode pensar em uma história ou um sentimento que você quer passar através de suas imagens, como o que vai na sua mala de viagem ou o que ganhou de aniversário, ou simplesmente passar a sensação de frio ou calor.

Cores


Escolher cores para o Flat Lay pode fazer toda a diferença. Cores específicas podem ser escolhidas e toda a produção girar em torno delas, como usar acessórios pretos e brancos ou em tons de azul. Também pode ser escolhido uma cor de destaque, em que um ou outro objeto tenha uma cor mais chamativa do que os outros, como o dourado ou vinho.

Acessórios


Os acessórios vão concluir a ideia dita anteriormente sobre o tema escolhido dentro das cores já pensadas. A quantidade você que decide, o importante é que todos os objetos estejam em harmonia. Pense em itens que fiquem bem vistos de cima. Uma câmera, por exemplo, não terá a mesma beleza se colocada de lado em vez de voltada para cima. Batons abertos chamam mais atenção e podem ser o ponto de cor da foto. Também não é necessário deixar todos os acessórios aparecendo ou totalmente simétricos, pode ficar um pouco fora do enquadramento e “bagunçadinhos”. Isso traz uma cara única para sua imagem.

Iluminação


A luz é o ponto chave da foto. Não adianta ter todo o trabalho de pensar no fundo, no tema, nas cores e nos acessórios se a luz não estiver boa. Prefira a luz natural no início ou fim do dia para não ter sombras. Se não for possível nesses horários, você pode usar uma cortina translúcida para a luz passar mais suavemente.

DICA EXTRA: Inspiração e paciência

Procure fotos no Pinterest e no Instagram para se inspirar e se você tem a imaginação solta, olhe a sua volta. O que chama sua atenção? Seja em casa, na rua, na faculdade, tenho certeza que qualquer lugar é lugar para ser o ponto de partida da criação.
E, por fim, paciência. Você não precisa tirar a melhor foto de primeira. Mude de posição os objetos, os ângulos, a luz e lembre-se que ajustes pequenos podem ser resolvidos com um simples editor de fotos.


E aí, gostou das dicas?
Ficou com vontade de colocar em prática?
Comenta aqui embaixo!

You May Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!