Conheça o #GirlGazeProject e sua importância para o empoderamento feminino

Foto por: @exquisite_eye 

Durante os inúmeros minutos, quem sabe horas, mexendo no Instagram eu sempre acabo encontrando fotos interessantes e como de costume acabo entrando no perfil de quem as postou. Em um desses perfis, encontrei o @girlgazeproject. De cara o feed me chamou a atenção com suas diversas fotos maravilhosas e muitas delas fora dos padrões que vemos nessa rede. Isso me fez questionar sobre a ideia central do perfil, então fui pesquisar um pouco sobre ele e cheguei até o site do projeto onde encontrei mais sobre a ideia. 

O projeto #GirlGaze foi criado em 2016 pela fotógrafa britânica Amanda de Cadenet. A ideia surgiu ao ver o preconceito na sua profissão em relação ao gênero. Em entrevista a revista Teen Vogue, Amanda conta que ouvia de alguns colegas que deveria fazer de sua profissão um hobbie, ou que com sua beleza ela deveria ser reconhecida por outra coisa e não deveria ter talento para a fotografia. A fotógrafa não se abalou e percebeu que deveria fazer algo que pudesse mudar essa realidade. Dessa forma, surgiu o projeto.


Foto (de cima para baixo, da esquerda para a direita) por:
@ronanksm; @leafy.yeh; @jheydamc; @tarrynfrancis

O objetivo principal que Amanda quer passar é o de mostrar o trabalho de fotógrafas, valorizando as mulheres desse meio, que, como ela, podem passar por vários obstáculos resultado do machismo presente na nossa sociedade. Dessa forma, postar o trabalho dessas profissionais, traz visibilidade, e, assim, elas podem ser mais valorizadas pelo o que fazem.

Outro ponto importante que o perfil traz é que a maioria das fotos retratam mulheres. O #girlgaze busca “representar a inteligência, a criatividade, a complexidade e a diversidade da experiência das mulheres - em toda a nação, etnia, raça, religião, orientação sexual e contexto econômico” (descrição do site - em tradução livre). As imagens carregam consigo toda uma ideia de, além de mostrar a beleza única de cada pessoa, quebrar padrões e contar histórias.

Foto (de cima para baixo, da esquerda para a direita) por:
@nallgyer; @fatiimabarud; @emilysoto; @eolhcsheppard

Muitas das imagens mostram o total oposto do que mídias massivas enraizadas em preconceitos e esteriótipos perpetuam. Em suas imagens, a beleza é exaltada em todas as mulheres e mostra, sem tabus, corpos e modos de vida fora "do esperado". E isso tudo de uma forma natural, como deveria ser.

Além disso, é exposto temáticas que várias pessoas evitam exibir nas redes sociais. As fotos abaixo tratam de assuntos que podem ser bastante comentados (nem sempre com opiniões positivas), mas que ficam praticamente só nos debates. Ver e compartilhar fotos sobre esses temas ainda não é tão comum.


Foto (de cima para baixo, da esquerda para a direita) por:
@trittscamera; @kate_sweeney; @harrywere; @camilafalquez

Nessas imagens, é retratado corpos fora dos modelos de referência, como mulheres com condições crônicas de pele e com seios cirurgiados após o cancer de mama. Além disso, mostra vidas totalmente diferentes uma da outra, como de uma mãe que tem de se dividir entre cuidar de seu bebê e cuidar da casa, e a segunda de uma pessoa que escolheu ter seu gênero neutro.

A hashtag também possibilita que se conte histórias, seja apenas com a fotografia, como também com textos as acompanhando.


Foto (de cima para baixo, da esquerda para a direita) por:
@isadorakosofsky; @kdegeer; @cecilerichards; @sumysadurni

Entre elas, está a foto de @cecilerichards que mostra Emma González, em seu discruso para o presidente Trump referente ao tiroteio em massa que ocorreu na escola Stoneman Douglas High School na Flórida, EUA, onde estuda.

O #GirlGazeProject se estabelece, na minha opinião, como grande incentivador do empoderamento feminino. Ao compartilhar imagens feitas por mulheres mostrando outras mulheres dentro de um contexto diferente do que "se é esperado", o projeto abraça a luta delas dentro da sociedade, tanto como profissionais de fotografia, quanto simplesmente como seres humanos. A hashtag chegou a mais de 280 mil publicações, tomando grandes proporções, várias delas sendo selecionadas por uma curadoria e postadas tanto no perfil do Instagram quanto na página do Facebook. Isso traz a sensação de estar sendo vista e que as temáticas estão crescendo aos poucos. Nessa era que as lutas feministas estão ganhando mais força, é de grande importância um meio como esse mostrar essas questões.

*O projeto também financia algumas artistas, a partir de arrecadações por meio de doações, exposições em galerias e com a venda do livro “#girlgaze: How Girls See The World”.

E aí, gostou? Já conhecia o projeto ou a hashtag?
Conta nos comentários!

You May Also Like

1 comentários

  1. Não conhecia o projeto e já achei sensacional, num momento em que a beleza é padrão, estamos precisando ainda mais de pessoas com ideias assim :)
    Erro Casual

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!