Curiosidades e bastidores do clássico Edward Mãos de Tesoura

Todo mundo aqui provavelmente já assistiu ao filme Edward Mãos de Tesoura, estrelado pelo queridíssimo Johnny Depp (se você ainda não viu, corre na Netflix e vai ver agora!). Dia desses eu tava revendo o filme (inclusive compartilhei uma imagem no meu Instagram) e resolvi pesquisar mais sobre esse clássico tão elogiado e fazer um post com curiosidades legais relacionadas aos bastidores, imagens. Se você é muito fã, com certeza já sabe a maioria das coisas (te aguardo lá nos comentários, pra gente debater!) e quem ainda não conhece vai adorar! Clique em Leia Mais para ver o post completo.

Gary Oldman, Jim Carrey, Robert Downey Jr., Tom Cruise e até Michael Jackson foram cogitados para viver Edward. Não consigo imaginar nenhum deles, só o Johnny mesmo.
Drew Barrymore foi considerada para interpretar a personagem Kim. Porém, Winona Ryder, que já havia trabalhado com o diretor Tim Burton em "Beetlejuice" (1988) e era namorada de Johhny Depp na época (os atores tiveram um longo relacionamento, ficaram noivos) acabou estrelando o longa como a loira Kim, que encantou Edward. E parece que foi Johnny quem a convenceu a embarcar no projeto.
Nick Carter, dos Backstreet Boys, faz uma pequena aparição na produção. A participação especial (SUPER RÁPIDA) do menino loirinho que corre na calçada logo no início do filme não chegou a ser creditada, mas anos depois, Nick confirmou a história em diversas entrevistas.

O primeiro esboço do filme foi escrito como um musical. Que bom que eles mudaram isso! Acho que se fosse um musical, eu certamente não teria assistido.
A maior parte dos personagens foi baseado em alguém na vida real. O filme foi escrito em conjunto com Caroline Thompson. Depois que Burton mostrou seu desenho inspirador para o filme, ela escreveu cerca de 70 páginas que, essencialmente, vieram a se tornar o roteiro do filme. Todos os personagens do teriam sido baseados em pessoas que Caroline conhecia de um bairro suburbano, obviamente com exceção de Edward.
A ideia do filme foi inspirada em um desenho que Tim Burton fez na adolescência.

Johnny Depp fala apenas 169 palavras durante todo o filme. Edward é bem caladão e quando você assiste o filme pela primeira vez, até se surpreende quando ele diz algo.
Johnny Depp teve de perder aproximadamente 11 quilos para interpretar Edward. 

As casas que aparecem no filme são de um bairro de verdade nos arredores de Tampa, na Flórida. Tudo foi mantido como na vida real, exceto pelas fachadas que foram todas repintadas pela produção do filme. A vizinhança foi inspirada em Burbank, cidade natal de Tim Burton.

É um dos filmes mais reprisados até hoje pela Rede Globo, ficando apenas atrás de Lagoa Azul na Sessão da Tarde.
De acordo com Bo Welch, desenhista do filme, os memoráveis arbustos que Edward esculpe foram criados no departamento de arte. Eles foram construídos a partir de armaduras de aço leve, e envoltos em arame antes de serem recheados com um verde artificial. Essa informação tira um pouco da magia, né? Mas os cortes de “cabelo” feitos nos cachorros eram reais!
As cicatrizes no rosto de Edward vão se modificando em tamanho e profundidade ao longo do filme. A maquiagem levava quase duas horas para ficar pronta.

O filme é uma fábula moderna, inspirada em antigas histórias de terror, como Frankenstein, A Bela e o Monstro e O Fantasma da Ópera, onde as personagens, que como Edward são bondosos e ingênuos, mas a incompreensão e o preconceito levam os personagens à reclusão e a comportamentos anti-sociais, que acabam por reforçar a impressão inicial que sua aparência causa.

Em 1991, Tim Burton e Johnny Depp anunciaram uma sequência do filme, cujo nome seria Edward, Mãos de Tesoura 2 , mas logo eles cancelaram o filme devido a um acidente da mãe de Johnny. 
As mãos de tesoura utilizadas por Depp no filme foram a leilão no dia 24 de junho de 2009 e foram arrematadas por US$ 16 mil, os organizadores do leilão esperavam arrecadar apenas US$ 5 mil pelo artefato. 

Considerado como um filme para público restrito (filme “cult”), foi lançado, inicialmente, em pouquíssimos cinemas. Mas, o seu sucesso sublime fez com que fosse levado ao grande público. O resultado: uma bilheteria surpreendente.
Tim Burton considera esse seu melhor filme. Quer ler uma entrevista com ele sobre a origem do roteiro de Edward Mãos de Tesoura? Clique aqui.

Curtiu? Me conta nos comentários!

You May Also Like

23 comentários

  1. Deve ser demais esse filme, adoreii saber um pouquinho mais sobre esse clássico.
    bjuxxxx
    www,taayvargas.com

    ResponderExcluir
  2. Eu ADORO Edward Mãos de Tesoura, é um dos meus filmes favoritos. O Depp tá tão incrível! Ah, não sei lidar, mil amores ♥ Só sabia do segundo fato, adorei conhecer os outros.

    - acid baby ♦

    ResponderExcluir
  3. Aaawnnn..o Johnny!(suspirando)..um dos melhores atores eeveeeerrrrrr..<3
    http://carolsthing.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acredita que eu nunca vi esse filme? Na verdade eu tenho um pouco de medo dele, hahah :o
    Me surpreendi que seja tão reprisado pela Globo, nunca vi passando lá :/
    Ah, aproveito pra te avisar que fiz o primeiro post 'Links da Semana' lá no blog e tem um link teu <3
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  5. To tentando imaginar Jim Carrey, Tom Cruise e Michal Jackson como Edward, mas errr... não dá. Não sabia que eles já foam casados :o que babado! Hahahahahaha! Nick Carter, melhor participação ein :P hahaha! Ele é meu favoritinho do BS. Até hoje tenho aqui comigo que Tim Burton era uma criança perturbada, porque olha as ideias loucas que ele tem, impossível não gostar de pelo menos UM filme dele. Foi um dos papeis mais fáceis e ao mesmo tempo mais difíceis pro Johnny Depp né? Fácil por conter poucas falas, mas difícil por causa do personagem em si, qualquer expressão e até o jeito de andar já contam. Os arbustos esculpidos eram meio óbvios que não eram mesmo arbustos, porque naquela época não tinha tanta tecnologia pra fazer uma produção bem rica, mas ficou bom. Eu percebi isso das cicatrizes durante o filme. Poderia ter o segundo filme mesmo né? Enfim, adoreeeei o post! Principalmente por ter uma admiração por esse filme.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. geeente do ceu como assim? Jim, Robert, Tom ja foram chamados para fazer o papel? que .. nao da de imaginar eles, ate imagino o MJ pq né, é bem a cara dele mas, nao nao hahah deixa o JP <3 esse desenho que o tim fez, eu ja assisti tantas curta metragens atigas do Tim que eu acho que sei qual pode ser, eu amo demais o Tim <3 fiquei tao feliz que haveria o 2 do filme mas fiquei tao triste ao saber que nao haveria mais <3 eu ainda tenho esperanças que o Tim chame o JD e façam a continuação ahha esperança nunca morre né

    http://www.inocentementeingenua.net/

    ResponderExcluir
  7. Não consigo imaginar nenhuma outra pessoa pra fazer esse filme, se não fosse o Johnny Deppy. hahhahah impossível po! Adorei saber essas curiosidades. Aliás, gosto bastante de saber curiosidades sobre filmes. Traga mais posts assim <3
    beeijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, adorei o post, um filme clássico maravilhoso e ainda mais com Johnny Depp, amava quando passava na sessão da tarde!

    Beijinhos

    http://www.alecanofre.com/
    https://www.youtube.com/alecanofremakeup/

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito desse post! Eu amo os filmes do Tim Burton e Edward Mãos de Tesouras já assisti muitas e muitas vezes hahahaha. Se tivesse sido um musical, acho que eu também não teria assistido...detesto filmes assim hahaha.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei esse post! Esse é um dos meus filmes preferidos e adorei saber tudo isso!
    Me deu vontade assistir de novo haha
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  11. Noooossa, quanta curiosidade! *o* Adorei!
    Esse filme é incrível. Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
  12. nunca curti esse filme, quando era pequena tinha medo kkkk
    não sou fã não, mas legal saber dos bastidores.. gosto muito de Tim, mas esse n me agradou, deve ser trauma de infância kkk
    beijos :*
    arisecondo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu amo esse filme Johnny Depp é um dos atores que sou muito fã, já assistir várias vezes, não me cansoo kkkkk Muito bom saber essas curiosidades!

    www.pegaobrilho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Um filme lindíssimo, sem dúvida. Desses que a gente não se cansa de assistir, né? Talvez por isso seja um dos mais reprisados na TV. Adoraria ver no cinema!

    ResponderExcluir
  15. A prova de que um ator não precisa ter muitas falas para fazer um belo de um trabalho. Esse é um dos meus filmes favoritos também haha amo tudo sobre ele, é daqueles que a gente assiste várias vezes e não enjoa. Eu não consigo imaginar o filme como um musical, mas eu discordo um pouco com você, como uma apaixonada louca por musicais e plenamente confiante no trabalho do Tim Burton, acho que se ele se metesse a fazer um musical ia ficar sensacional do mesmo jeito haha. E essa SUPER participação do Nick Carter hahaha

    Obstrelando

    ResponderExcluir
  16. Nossa, eu nunca ia imaginar que aquele menino correndo era o Nick dos BSB! To chocada, rs.
    Eu adoro esse filme, é um dos meus favoritos da vida porque lembra muito a minha infância. Esse post até me deu uma nostalgia.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  17. No começo eu morria de medo do filme, mas depois que conheci melhor esse ator maravilhoso ( em todos os sentidos ) passei a amar o filme, o Tim também arrasa nos filmes *--* amei o post <3

    Beijão <3
    Blog: www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
  18. Li tudo e nem percebi hahahha isso que nunca vi o filme, acredita? Tenho maior curiosidade e sempre coloco algo na frente,mas gostei das curiosidade achoque o Michael Jackson teria ficar legal, porém JOHN É JOHN né? haha


    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Não lembro de ter assistido a este filme (me julgue, rs), mas adorei ler as curiosidades. Quando for assistir, irei assistir já sabendo várias coisas.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  20. Ai que nostalgia, assisti ao filme quando era criança *_*
    O Depp e o Burton eram tão novinhos :D

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
  21. Cara, eu não sabia de NADA disso haha acho que o fato de eu não assistir TV explica por que eu nunca vi esse filme na tv aberta :p
    e como assim só 169 palavras :O
    E também não consigo imaginar nenhum outro ator interpretando o Edward.
    Ah, e essa é a Winona kkkkkkk não fazia ideia!

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Tem resenha premiada no blog!

    ResponderExcluir
  22. Ai, como não amar esse filme, né? Um dos meus queridinhos também! Adoro muito a parceria entre o Johnny e o Tim, sempre rendem ótimas histórias! <3 Muita coisa eu já sabia, porque sou mesmo bem curiosa haha (e tinha uma época que eu era obcecada pelo Johnny, então, lia qualquer coisa sobre ele haha).

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Se tiver um blog ou site, coloque o link!